Reproduzir suculentas na água é algo que todos os amantes desse tipo de planta devem saber. As plantas suculentas são quase sempre mantidas na terra, mas também podem ser mantidas na água sem o risco de danificá-las ou, pior ainda, fazê-las apodrecer.
Em geral, as suculentas não são plantas fáceis de propagar. Elas podem ser reproduzidas através de folhas, estacas ou por divisão, mas você já pensou que era possível propagá-las na água? Abaixo explicamos como fazer isso e listamos as suculentas mais adequadas a essa prática.
Como reproduzir suculentas na água
Primeiro passo. Escolha as suculentas que deseja propagar e separe um caule da planta mãe. Use um cortador muito afiado para evitar danificar a planta.
Segundo passo. Deixe o corte cicatrizar por cerca de 2 a 3 dias. Uma vez cicatrizado, a planta está pronta para gerar raízes se colocada na água.
Terceiro passo. Encha um recipiente com água e mergulhe a parte da suculenta nele. Certifique-se de que haja espaço entre o corte e a água para permitir a passagem de ar. A planta precisa de água e oxigênio para acessar nutrientes.
Quarto passo. Uma vez que as raízes tenham se formado, você pode transplantar a suculenta para um vaso ou mantê-la na água, trocando esta última sempre que ficar turva.
Que suculentas posso manter na água?
Graptopetalum
Aproximadamente 18 espécies diferentes pertencem a esta família de suculentas, e elas têm uma forma semelhante à de uma rosa. Sua taxa de crescimento é média e levará anos antes de precisar trocar o vaso.
Echeveria imbricata
Suas folhas são mais “gordinhas”, precisam de exposição abundante ao sol, boa ventilação e solo bem drenado. Podem ser propagadas por sementes, estacas ou folhas.
Crassule
Esta família contém mais de 620 espécies diferentes e uma das maiores características deste tipo de plantas é a sua extraordinária resistência ao clima. Podem ser propagadas na água.
Haworthia
Existem mais de 60 espécies, a mais difundida é semelhante ao aloe vera, mas tem belas estrias brancas.
Haworthia cooperi
São plantas que precisam de muito poucos cuidados, podem ser mantidas na água e dão belas flores na primavera.
Kalanchoe fedtschenkoi
Embora seja uma planta externa, pode ser mantida na água dentro de casa devido à sua extraordinária resistência.
Kalanchoe laxiflora
Tem caules muito longos e ramificados que podem atingir 30-50 cm de altura. Pode ser propagada na água.
Sedum rubrotinctum
Esta planta pode atingir 20 centímetros de altura, precisa de um ambiente muito brilhante ou ensolarado e pode ser propagada na água.