O alecrim é uma das plantas aromáticas mais utilizadas na cozinha. É usado para enriquecer o sabor de pratos à base principalmente de carne ou peixe, e não é difícil cultivá-lo em casa para tê-lo sempre disponível.
Mas o alecrim também é uma planta terapêutica maravilhosa, que tem sido usada há milênios para melhorar a saúde graças às suas maravilhosas propriedades curativas.
Abaixo listamos 7 usos do alecrim que, embora possam parecer incomuns, são verdadeiramente eficazes e podem substituir até mesmo produtos e tratamentos muito caros.
Cabelos brancos
O alecrim é capaz de escurecer a cor do cabelo, escondendo os cabelos grisalhos ou brancos.
Para desfrutar desta propriedade particular, adicione cerca de 15 gotas de óleo essencial de alecrim ao xampu que você costuma usar. Além de fortalecer o seu cabelo, o alecrim o deixará mais escuro.
Se desejar usar raminhos de alecrim diretamente, também pode preparar um chá de ervas cozinhando-os por alguns minutos. Deixe esfriar e use para enxaguar o cabelo.
Cabelos oleosos
Se o seu problema são cabelos muito oleosos, o alecrim pode ser de grande ajuda neste caso também.
O alecrim ajuda a regular o excesso de sebo no couro cabeludo, evitando irritação deste último e até promovendo o crescimento do cabelo.
Cozinhe 300 gramas de alecrim fresco em 500 ml de água fervente em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
Retire do fogo e adicione 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, misturando bem.
Depois de esfriar, aplique a água de alecrim por todo o cabelo, do couro cabeludo até as pontas, e deixe por 20 minutos antes de enxaguar e pentear.
O alecrim tem uma ação anti-inflamatória e adstringente que ajudará a combater o cabelo oleoso.
Contra mosquitos
A planta de alecrim é excelente para manter os mosquitos afastados, nossas avós sabiam disso muito bem. Ter uma planta de alecrim pode fazer muito.
Você também pode preparar um spray para aplicar diretamente na pele para evitar picadas de mosquito irritantes.
Cozinhe ramos frescos ou secos de alecrim por 15-20 minutos, deixe esfriar e despeje o líquido em uma garrafa equipada com um difusor de spray.
Use o remédio como se fosse um repelente normal. Além de afastar os mosquitos, também é livre de produtos químicos e não tóxico de forma alguma.
Contra o cheiro de suor
Uma das propriedades menos conhecidas do alecrim é sua capacidade de neutralizar odores ruins.
Essa propriedade também é muito útil para eliminar odores ruins, como suor, da roupa.
Coloque alguns ramos de alecrim em um balde cheio de água morna, depois mergulhe suas roupas neles e deixe-as de molho por cerca de 15 minutos, depois enxágue com mais água limpa.
Sal aromatizado
O sal de alecrim é uma excelente preparação que nos permite enriquecer nossos pratos com sabor e aroma ao mesmo tempo.
Misture 500 gramas de sal com 5-6 ramos de alecrim fresco.
Em seguida, coloque a mistura em uma assadeira e asse a 50°C por 30 minutos.
Depois, deixe esfriar e armazene em um frasco de vidro hermético.
Repelente de insetos
Já vimos como preparar um spray contra mosquitos, mas as mesmas propriedades repelentes do alecrim podem ser usadas contra outros tipos de insetos.
Por exemplo, basta colocar alguns ramos de alecrim no guarda-roupa para manter a traça afastada.
Ou, coloque algumas folhas de alecrim em um saco de algodão para colocar na despensa para afastar insetos como peixinhos de prata.
Ferimentos
O alecrim tem propriedades antissépticas e cicatrizantes que podem ser muito úteis para aliviar ferimentos e acelerar sua cicatrização.
Prepare uma decocção levando alguns ramos de alecrim para ferver em água. Deixe esfriar, filtre e aplique o líquido na ferida usando uma bola de algodão.