Como saber se um ovo está fresco ou se você deve jogá-lo fora? Com essas dicas simples, você nunca mais cometerá erros.
Gemas
Entre os muitos alimentos que frequentemente estão presentes em nossa cozinha, estão também os ovos, que podem ser cozidos de mil maneiras diferentes. Os ovos, por exemplo, são um ingrediente fundamental para pratos como carbonara e muitos outros pratos muito saborosos. Além disso, consumir ovos também permite desfrutar de uma longa série de propriedades benéficas para o corpo. Basta pensar no fósforo, muito útil para a saúde dos ossos e dentes, e também no cálcio, outro elemento de grande importância para ossos e músculos. Os ovos também contêm uma boa quantidade de ferro e vitamina K2, além da vitamina B.
Ovo fresco ou não? Faça esses testes – você saberá em segundos
Simplesmente falando, o consumo regular e moderado de ovos só pode ser bom para nosso corpo, garantindo sempre uma certa quantidade de energia e vários benefícios.
Ovo aberto
No entanto, como todos os outros alimentos que tendemos a consumir em nosso dia a dia, os ovos também têm uma data de validade que é aconselhável não ultrapassar.
Você deve ter cuidado especial com os ovos, pois são alimentos que devem sempre ser consumidos frescos. Como entender se um ovo está realmente fresco ou não?
Felizmente, existem métodos que nos ajudam a entender se é apropriado consumir ovos ou se sua frescura foi perdida. A primeira coisa a fazer é, obviamente, olhar cuidadosamente a data de validade na embalagem.
Feito isso, quando voltarmos para casa, podemos praticar o teste de imersão em água. Em resumo, basta pegar uma tigela, enchê-la com água e colocar seus ovos nela.
Os ovos mais frescos permanecerão no fundo, então podemos consumi-los sem problemas. No entanto, devemos evitar comer ovos flutuantes: a bolsa de ar que se formou dentro deles certifica que eles não estão frescos de forma alguma.
Este truque é bastante eficaz para entender quando um ovo está fresco ou não. No entanto, também podemos considerar outro, talvez um pouco menos conhecido, mas absolutamente revelador.
Depois de pegar os ovos, devemos abri-los, tendo o cuidado de fazer esta operação em uma superfície plana. Uma vez concluída esta etapa, vamos olhar cuidadosamente para a forma que a gema do ovo assume.
Até mesmo o cheiro é decisivo para entender
Se ela permanecer exatamente no centro da clara do ovo e sua estrutura for particularmente volumosa, podemos consumir o ovo com segurança. Essas características, na verdade, revelam que o produto está fresco e pode ser consumido sem problemas.
Se, no entanto, uma vez que o ovo é aberto, a gema aparecer não volumosa (mais plana) e tender a deslizar para os lados, é mais provável que não seja um ovo fresco.
Portanto, é apropriado não consumi-lo de forma alguma, especialmente se também notarmos que a consistência da clara do ovo está muito líquida. Um aspecto final que confirma o fato de que o ovo está estragado é o cheiro.
Se abrirmos o ovo e imediatamente notarmos um cheiro que está longe de ser agradável, é hora de jogá-lo no lixo. Com esses pequenos cuidados, seremos capazes de consumir apenas ovos frescos, sem mais preocupações com nossa saúde.