Como cultivar espargos em casa

Para além de serem deliciosos e adequados para uma infinidade de receitas, os espargos têm pouquíssimas calorias e carboidratos, são ricos em vitamina B (que ajuda na função cerebral e nervosa), ácido fólico, beta-caroteno e vitamina C, entre outros nutrientes e benefícios. Cultivar espargos em casa não é tão difícil quanto parece: a seguir, explicamos como fazê-lo.

Os espargos são, por si só, brotos tenros de uma planta que cresce debaixo da terra, onde se encontra o seu caule principal e as raízes.

Existem várias cores, que dependem dos diferentes graus de maturação: o branco é devido à falta de luz debaixo da terra, o verde indica que a planta cresceu e está carregada de clorofila.

Para cultivar espargos em casa, você precisa de um solo arenoso, com uma drenagem adequada e exposição ao sol parcial ou total.

É possível plantá-los tanto com sementes quanto com plantas (a serem adquiridas em viveiros). Se optar por fazê-lo com sementes, é melhor plantá-las na primavera, a cerca de 25 cm de distância uma da outra. Cubra as sementes com terra e regue.

No entanto, o método com sementes é o mais lento. Para acelerar o processo de crescimento, utilize mudas.

Transplante-as durante a primavera, a uma profundidade de cerca de 20 cm e, enquanto crescem, remova todas as ervas daninhas. Regue normalmente, sem exagerar para evitar que as raízes apodreçam.

Leave a Comment