Como Podar Bambu

O bambu é uma planta bonita, mas pode se espalhar rapidamente se não for podada e contida. Para manter seu bambu saudável, reserve um tempo a cada ano para podá-lo e fertilizá-lo. Procure por galhos mortos, danificados ou excessivamente pesados. Faça cortes claros e horizontais para evitar bordas afiadas e irregulares. Se precisar interromper o crescimento do seu bambu, considere cavar uma vala ou retirar os brotos manualmente.

Método 1
Dominando os Conceitos Básicos de Poda

  1. Pode uma vez por ano no final do verão ou início do outono para minimizar a propagação. Embora o bambu tenha uma taxa de crescimento rápida, você só precisa podá-lo uma vez por ano se fizer um trabalho realmente minucioso. Poda-lo com mais frequência pode realmente fazer com que ele emita mais brotos. Marque no seu calendário quando começar a podar e coordene-o com a fertilização.
  2. Corte os caules fracos ou mortos na primavera para manter suas plantas saudáveis. Pegue um par de tesouras de poda afiadas de uma mão. Coloque-as na base de cada cana que parecer doente ou danificada. Corte-os com um único corte horizontal.
  3. Fertilize suas plantas de bambu na primavera. Uma semana antes da poda, é uma boa ideia dar um impulso ao seu bambu. Aplique um fertilizante rico em nitrogênio no solo ao redor do seu bambu. Siga as instruções de aplicação para garantir que você o dilua adequadamente, se necessário.
  4. Use proteção para os olhos e mãos. Galhos e folhas podem cortar sua pele em um bosque de bambu, então é uma boa ideia usar luvas resistentes, calças compridas e uma camisa de manga comprida. Usar luvas resistentes também facilitará o manuseio e corte dos caules.
  5. Corte acima de um nó se estiver tentando reduzir a altura. Os nós são onde as peças do caule se juntam. Você verá uma leve protuberância ou inchaço no eixo do caule indicando essa junção. Para diminuir a altura de uma planta de bambu, localize um nó. Em seguida, posicione suas tesouras ou serras de poda diretamente acima dele e corte transversalmente.
  6. Faça cortes retos através do caule de bambu. O bambu é muito resistente e se você cortá-lo em um ângulo, pode ser bastante perigoso. Mantenha seus cortes retos e horizontais para minimizar o risco. Você deve conseguir usar tesouras de mão para a maioria dos caules. No entanto, se o caule for bastante grande, opte por uma serra de poda manual com extensão.

Método 2
Alvejando Partes Específicas da Planta

  1. Remova quaisquer folhas ou galhos mortos da base da planta. Sinta em volta da base de cada haste de bambu enquanto usa luvas. Junte qualquer resíduo ou detritos de plantas soltos e coloque-os em uma lata de lixo. Manter uma base limpa ao redor de suas hastes reduzirá a chance de problemas com insetos.
  2. Quebre quaisquer galhos baixos. Um campo de canas com muita folhagem pendurada pode parecer desleixado e caótico. Inspecione cada cana quanto a esses galhos inferiores, que geralmente são bastante finos e subnutridos. Segure cada um desses galhos perto do caule e simplesmente os quebre com as mãos. Se o galho for muito grosso, corte-o com suas tesouras de poda. Apenas faça o corte o mais próximo possível do caule.
  3. Remova qualquer massa de folhas pesadas na parte superior. Se perceber que as partes superiores de suas hastes de bambu estão se curvando, use uma serra de poste ou aparador com extensão para afiná-las. Remover essas partes superiores salientes melhorará o fluxo de ar ao redor de suas plantas. Também tornará toda a área de plantio mais atraente e bem cuidada.
  4. Corte os brotos floridos. As flores são frequentemente admiradas na maioria das plantas, mas podem ser um sinal de estresse para o bambu. Se seu bambu começar a florescer, corte a flor e seus anexos. Se a floração se espalhar por toda a planta, é melhor deixá-la, pois podar demais pode ser prejudicial. As flores de bambu geralmente têm uma aparência semelhante a penas. Outra maneira de ajudar um bambu que está florescendo é garantir que a base da planta esteja limpa para permitir uma boa circulação de ar.
  5. Reduza os aglomerados de raízes espessas. Para plantas de bambu estabelecidas, olhe para a base e veja se as raízes aparecem acima do solo. Se sim, use sua pá para cavar e remover algumas das raízes. Remova 25% ou menos das raízes visíveis durante uma única sessão de poda ou você corre o risco de machucar a planta. Mas, retirar algumas ajudará a obter água e ar.

Método 3
Contendo a Propagação do Bambu

  1. Arranque os novos brotos de bambu agrupados. Olhe sobre o chão aberto perto de suas plantas de bambu estabelecidas. Os bambus agrupados se espalham estendendo novos pequenos agrupamentos de brotos de bambu que ficam perto da superfície da terra. Para evitar ou controlar isso, use uma pá e puxe esses agrupamentos.
  2. Instale uma barreira de plástico para bambus corredores. Este tipo de bambu é conhecido por enviar brotos tanto acima quanto abaixo do solo para se expandir agressivamente. Para retardar o processo de propagação, compre uma barreira de rizoma de plástico grosso em sua loja de jardinagem local. Cave uma vala de 22 a 30 polegadas (56 a 76 cm) de profundidade ao redor do bambu que você deseja conter. Enterre a barreira nesta vala e recoloque-a. Isso ajudará a evitar que os brotos de bambu profundos se espalhem pelo subsolo.
  3. Cave e quebre o sistema radicular. Isso funciona melhor para plantas de bambu jovens que estão além de serem brotos, mas não estão totalmente estabelecidas. Você precisará cavar bastante fundo para acessar a bola de raiz completa. Em seguida, use uma pá ou pá para puxá-la do solo.
  4. Cave uma vala para interromper a propagação dos brotos de bambu. Sua vala precisará ter de 2 a 4 pés (0,61 a 1,22 m) de profundidade para ter algum efeito verdadeiro. E, você precisará mantê-la regularmente, pois é melhor deixar a vala continuamente vazia. Preencher sua vala com concreto ou pedras geralmente não é eficaz, pois quaisquer rachaduras nessas superfícies permitirão a transferência de brotos.
  5. Saiba que os produtos químicos geralmente não são eficazes no controle da propagação do bambu. Mesmo que a planta fique marrom e as folhas caiam, é provável que ela envie novos brotos em novas direções. Em vez de usar produtos químicos, é melhor concentrar-se no desenvolvimento de uma rotina regular de poda e contenção.

Leave a Comment