O endro é uma erva delicada que cresce rapidamente sem muita ajuda. Embora você possa podá-lo para moldá-lo, geralmente não é necessário. No entanto, você pode aparar para colher um pouco do endro ao longo de toda a estação de crescimento para usar e armazenar. No final da estação de crescimento, corte o endro rente ao solo e salve as ervas secando-as.
Método 1: Podar e Moldar o Endro
Passo 1: Corte as folhas do topo para incentivar um crescimento mais frondoso. Tente escolher folhas próximas ao topo da planta para cortar. Isso incentivará a planta a crescer para fora, em vez de para cima. Quando você olhar para uma planta de endro, verá muitos caules pequenos saindo do galho principal, cada um com pequenos dedos semelhantes a samambaias.
Passo 2: Arranque pequenos ramos aqui e ali para dar sabor à sua comida. Se você quiser apenas um pouco de endro para o seu jantar, pode simplesmente usar os dedos para remover alguns ramos. Eles são macios o suficiente para que você não tenha problemas para arrancá-los dessa maneira. Isso não prejudica a planta, desde que você tenha cuidado para não arrancá-la tanto a ponto de arrancá-la do solo.
Passo 3: Pode ou colha ao longo de toda a temporada. Algumas plantas não gostam de poda em certas épocas do ano. No entanto, com o endro, você pode podá-lo ou colhê-lo sempre que estiver verde e crescendo. No entanto, você pode querer esperar que ele amadureça antes de podá-lo pesadamente. Normalmente leva cerca de 8 semanas para crescer de semente a uma planta madura.
Passo 4: Deixe pelo menos 2/3 da planta ao podar. Ao podar ou colher, tente não cortar mais do que 1/3 da planta. Você quer deixar folhas suficientes na planta para que ela ainda tenha chance de capturar o sol de que precisa. Se você cortar muito, sua planta pode murchar.
Passo 5: Arranque as flores para evitar que a planta produza sementes. Durante a temporada de crescimento, é uma boa ideia arrancar as flores conforme elas aparecem. Isso mantém o crescimento da planta. Se você permitir que a planta produza sementes, geralmente ela morrerá. Arranque o caule onde o ramo da flor se encontra com outro ramo. Corte-o logo acima da junta. As flores de endro são pequenas e amarelas. Elas se agrupam em anéis perto do topo da planta. No final da temporada, você pode colher as sementes ou deixar a planta se auto-semeiar.
Método 2: Armazenamento e Uso de Endro Fresco
Passo 1: Use o seu endro o mais rápido possível. Se possível, use o seu endro dentro de algumas horas. Ele terá mais sabor neste período de tempo. Por esse motivo, é melhor cortá-lo imediatamente antes de usá-lo em sua comida.
Passo 2: Corte os ramos do caule principal quando estiver planejando armazenar o endro. Ao olhar para a planta, procure os brotos que saem do caule principal em um ângulo perpendicular. Use pequenas tesouras para cortar o broto cerca de 2,5 cm ou menos acima da junta. O corte causa menos danos à planta, então a mantém de apodrecer tão rápido se você pretende armazená-la.
Passo 3: Armazene o endro em um pote na geladeira. Adicione de 2,5 a 5,1 cm de água ao fundo de um pote de conserva. Corte a parte inferior dos caules do endro e coloque o endro com o lado do caule para baixo na água. Cubra-o com uma tampa, se possível, e coloque-o na geladeira. Se uma tampa não couber no pote, use um saco plástico e uma borracha. Armazene as ervas por até 2 semanas.
Método 3: Colheita do Endro no Final da Estação de Crescimento
Passo 1: Borrife água no endro no dia anterior à colheita. Para colher plantas de endro inteiras, espere até que a planta tenha flores, mas ainda não tenha florescido. Borrifar água na planta no dia anterior à colheita garante que a planta esteja livre de sujeira quando você a cortar. Você não quer água na planta no dia da colheita, pois isso pode levar à decomposição.
Passo 2: Corte o endro rente ao solo no final da estação de crescimento. O endro é uma planta anual, então, no final da temporada, você pode simplesmente cortá-lo na base do caule. Use tesouras de podar para cortar a planta.
Passo 3: Corte o endro de manhã para garantir que a planta esteja úmida. Você quer que a planta esteja hidratada quando a cortar. Se não puder cortá-la de manhã, coloque os caules em um copo de água como faria com flores. Deixe-os na água por 2 horas.
Passo 4: Pendure o endro para secar. Combine o endro em pequenos feixes e coloque borrachas em volta para mantê-los juntos. Escolha uma área escura e quente com baixa umidade. Pendure os feixes para secar. Não faça os feixes muito apertados. Feixes soltos promovem a circulação de ar, desencorajando o crescimento de mofo. Deixe-os por 1-2 semanas. Eles estarão prontos quando as folhas estiverem secas o suficiente para se desfazerem na mão. Desmembre o endro em um pote ou armazene-o inteiro em um recipiente hermético. Verifique o pote após uma semana para umidade. Se você ver algum, tire o endro do pote e espalhe-o para secar.
Passo 5: Salve as sementes pendurando as plantas de cabeça para baixo em um saco. Observe as flores e depois as sementes. Corte o caule a 10 cm abaixo da flor assim que as s
ementes aparecerem. Não espere que elas comecem a cair da planta. Coloque as plantas em um saco e pendure-as. As sementes cairão no saco.