Como Podar Girassóis-cones

Os girassóis-cone, ou equináceas, podem ser uma adição maravilhosa a qualquer jardim ou quintal. Com o cultivo de girassóis-cone sendo relativamente simples e sua manutenção sendo de baixa manutenção, você pode estar se perguntando: “E quanto à poda?” Felizmente para você, os girassóis-cone são de baixa manutenção e não requerem necessariamente poda. No entanto, você pode usar algumas técnicas simples de poda para realçar sua beleza, gerenciar seu crescimento lento mas constante e prolongar a temporada de floração da planta.

Método 1
Remoção de Flores Murchas

Passo 1 Corte as flores murchas e seus talos para incentivar o crescimento futuro. Uma vez que uma planta de girassol-cone fica marrom, a flor murchará rapidamente e morrerá. Neste ponto, você pode usar tesouras de poda para cortar a flor murcha e seu caule (chamado de “desbaste”). Siga o caule da flor murcha até alcançar o próximo caule lateral com uma flor ou botão florescente e, em seguida, corte o caule logo acima da junta.

O melhor momento do ano para desbaste variará com base na temporada de floração do girassol-cone onde você mora. Dito isso, você deve planejar começar a desbastar cerca de 2 semanas após as primeiras flores aparecerem e continuar ao longo da temporada de floração.

Passo 2 Desbaste os girassóis-cone para limitar a auto-semeadura. Uma vez que uma flor murcha, a planta de girassol-cone gasta energia produzindo sementes que eventualmente cairão da flor murcha e germinarão novos girassóis-cone na mesma área. Cortar os girassóis-cone quando eles estiverem murchos reduz a energia gasta na produção de sementes, o que pode resultar em mais flores no futuro, que duram mais tempo e são mais brilhantes.

O desbaste também reduz o número de sementes que caem no chão, o que pode ajudar a manter seus girassóis-cone de reivindicar mais território no jardim.

Passo 3 Pule o desbaste dos girassóis-cone para deixar a flor se espalhar naturalmente. Se você não se importa com a forma como a seção de girassóis-cone do seu jardim se espalha, deixe a flor murcha e as sementes caírem onde estão. Isso dará a você uma aparência natural de prado de flores e convidará pássaros para o seu quintal.

Cada ano que você deixar os girassóis-cone sozinhos, sua área crescerá mais.

Após 3 a 4 anos, você pode estar pronto para dividir suas plantas de girassol-cone e replantar algumas delas em outro lugar.

Os tentilhões e muitos outros tipos de pássaros adoram as sementes de girassol-cone, então não faça o desbaste se quiser que muitos amigos emplumados visitem seu jardim!

Método 2
Corte Anual das Plantas

Passo 1 Use tesouras de poda ou cortadores de sebes para cortar as plantas de girassol-cone ao nível do solo. Você não precisa ser extravagante aqui – simplesmente coloque suas tesouras ou cortadores o mais perto do solo possível e corte quantos caules desejar (ou todos eles). Tesouras de poda funcionarão em qualquer instância, mas cortadores de sebes podem tornar o trabalho mais rápido se você tiver muitos girassóis-cone para podar.

Passo 2 Corte os girassóis-cone no outono como uma escolha estética. Cada outono, suas plantas de girassol-cone morrerão, deixando para trás caules marrons e flores murchas. Alguns jardineiros preferem podar a flor neste estágio para manter seu quintal com uma aparência bem cuidada.

Os girassóis-cone florescerão novamente na primavera, quer você remova o material vegetal morto ou não.

Passo 3 Pode os girassóis-cone no final do outono ou início da primavera de acordo com a preferência. A planta de girassol-cone não se importa se você a podar até o chão ou não, e também não se importa se você a podar logo após uma estação de crescimento ou antes da próxima. A escolha é sua.

Você pode decidir que podar no outono melhora a aparência do seu jardim, e também pode reduzir o número de sementes que chegam ao chão (e assim limitar a expansão do girassol-cone).

Ou, se você quiser fornecer algumas sementes saborosas para os pássaros locais antes que o inverno chegue, pode esperar até a próxima primavera (antes de qualquer sinal de vida retornar à planta) para cortá-la.

Método 3
Poda para Prolongar a Estação de Floração

Passo 1 Espere para podar os girassóis-cone até que os botões estejam prestes a aparecer para promover o crescimento. Os girassóis-cone podem florescer em momentos diferentes com base no clima local e nas condições. Procure um aumento no crescimento em seu conjunto de girassóis-cone, observando quaisquer novos botões. Em seguida, corte os caules secos para dar lugar às novas flores.

Se você fizer essa técnica de poda muito cedo – antes que quaisquer botões apareçam – terá pouco ou nenhum impacto na extensão da temporada de floração dos seus girassóis-cone.

Se você fizer isso muito tarde – uma vez que numerosos botões tenham aparecido – simplesmente estará cortando flores pouco antes de se abrirem.

Consulte outros jardineiros locais e/ou agricultores para ver quando eles podam seus girassóis-cone.

Passo 2 Corte metade dos caules principais do girassol-cone para estender as flores. Por exemplo, se você tiver um círculo de 61 cm de girassóis-cone crescendo contra uma cerca, divida o círculo ao meio, paralelamente à cerca.

Leave a Comment