Valorizada por seu fruto saboroso, a groselha tem sido cultivada há séculos no norte da Europa e hoje é cultivada em climas favoráveis ao redor do mundo. Um arbusto de groselha adequadamente podado (que também pode ser treinado como cordon) crescerá melhor, ficará livre de doenças e produzirá mais frutos que são facilmente colhidos. Podar a groselha no inverno ou início da primavera abrirá espaço para a luz e o ar, resultando em crescimento exuberante e impressionante na temporada de verão!
Parte 1: Saber Quando e Como Podar
Passo 1: Comece a podar no final do inverno ou início da primavera no primeiro ano após o plantio. Selecione cerca de cinco caules principais inclinados para longe do centro para manter, removendo os outros desde a base. Com um bom par de tesouras de poda inclinadas a cerca de 45 graus, corte os brotos laterais dos caules restantes para cerca de 15 a 20 centímetros, logo acima de um broto.
Passo 2: Pode seletivamente até que o arbusto atinja a maturidade. Metade do novo crescimento (marcado por brotos de cor mais clara) dos caules principais deve ser cortada nos primeiros dois anos após o plantio. No terceiro ano após o plantio, o arbusto terá estabelecido sua estrutura principal com uma distribuição uniforme de caules com idades entre 1 e 3 anos. À medida que a planta envelhece, você vai querer cortar os caules com mais de 3 anos a cada ano. Remova quaisquer brotos que levem ao centro da planta e encurte quaisquer líderes cruzados ou voltados para baixo para cerca de 5 a 8 centímetros.
Passo 3: Pode no verão para deixar a luz no centro para amadurecimento mais rápido dos frutos. A poda no verão não é tão importante quanto a poda no inverno, mas cortando os brotos laterais para cerca de cinco folhas você abrirá a planta para mais luz para um amadurecimento mais rápido.
Passo 4: Pode no inverno para incentivar um bom crescimento na primavera e no verão. O melhor momento para podar um arbusto de groselha maduro é no final do inverno ou início da primavera, quando a planta está dormente, pouco antes do crescimento vigoroso da primavera, quando a cicatrização será rápida. Você pode desejar adiar a poda até que os brotos se abram, porque o matagal espinhoso de um arbusto não podado será mais um impedimento para os pássaros que se alimentam dos botões. Podar com força onde o arbusto está crescendo mais fraco; ele responderá na primavera e no verão com um crescimento mais forte. Você pode desejar usar luvas para se proteger dos espinhos viciosos da planta! Tesouras de poda regulares são suficientes para a maioria das podas de groselha, mas você pode precisar de um par de tesouras de poda para madeira velha e galhos maiores e maduros.
Parte 2: Podando Ramos que Podem Danificar a Planta
Passo 1: Livre-se dos ramos baixos ao solo. Ramos baixos crescerão na cobertura morta, onde podem se enredar em ervas daninhas ou deixar frutos apodrecerem. Ramos baixos também podem receber respingos do solo quando chove, o que pode levar a doenças fúngicas.
Passo 2: Remova os brotos. Estes são os brotos verticais que crescem fora do solo perto do caule principal. Os brotos são melhor removidos puxando no verão, quando estão macios, mas se você perder algum, pode cortá-los até o solo durante a poda de inverno.
Passo 3: Pode os ramos cruzados. Ramos que se esfregam juntos podem levar a cancros e doenças, e os ramos mais baixos serão privados de luz solar suficiente. Geralmente é melhor remover o ramo mais baixo ou o mais antigo dos dois ramos cruzados.
Passo 4: Pode quaisquer ramos mortos, danificados ou doentes. Doenças como o coral-spot, que podem ser identificadas por pústulas corais-rosadas em ramos fracos, devem ser cortadas desde o início. Remova ramos doentes ou danificados no ponto onde se encontram com seu ramo pai. A madeira doente é marcada por casca quebrada e áreas ásperas elevadas. Esterilize suas tesouras de poda se você estiver cortando madeira doente para evitar infectar outras plantas. A madeira morta é frágil e não tem brotos. Ramos danificados estão sem casca onde se esfregaram em outros ramos.
Parte 3: Podando para Melhorar a Produtividade da Groselha
Passo 1: Pode quaisquer ramos com mais de 3 anos de idade. Os melhores frutos vêm de ramos com 2 e 3 anos de idade, e portanto ramos mais antigos devem ser cortados para renovar a planta. Ramos mais antigos são mais espessos, mais escuros em cor e podem ter casca ligeiramente descascada.
Passo 2: Reduza os brotos laterais para 2 ou 3 brotos para maximizar a produção de frutos. Como a groselha produz frutos na base dos brotos laterais do ano anterior, ou em esporões na madeira velha ou em um ramo principal, é melhor podar os brotos para dois ou três brotos para maximizar a energia da planta direcionada para esses brotos. Faça o corte acima do broto em um ângulo para canalizar a água para longe e evitar que o broto apodreça. Não corte muito perto do broto, ou ele pode morrer. Corte o broto lateral para 2 brotos se você quiser frutos maiores.
Passo 3: Pode para um broto que enfrenta para cima. Um broto voltado para cima ajudará a planta a crescer em direção à luz solar antes que o peso dos frutos comece a puxá-la para baixo. A tendência natural da groselha é ser um pouco esparramada e caída; você
quer contrariar isso. Cortar o crescimento vertical irá promover o crescimento lateral.
Passo 4: Pode em forma de “cálice” para manter o centro do arbusto aberto. Uma groselha que está aberta no centro, em forma de cálice ou tigela, estará bem exposta à luz e ao ar, menos vulnerável a mofo e pragas que nidificam, e fácil de colher. Cuidado, um arbusto de groselha não podado e emaranhado é o lugar perfeito para a vespa pesada e lagartas!