Como podar o tomilho

Ao cultivar tomilho, é necessário podá-lo regularmente ao longo dos anos para promover uma boa forma da erva e incentivar o crescimento contínuo. O tomilho que se torna excessivamente desenvolvido devido à falta de poda ficará muito lenhoso e não produzirá muitos novos caules e folhas. Se o seu tomilho atingiu esse estágio, é melhor replantar um novo arbusto e manter bons hábitos de poda daqui para frente. Para manutenção regular, planeje podar a erva na primavera, conforme desejado durante a estação de crescimento, e no outono antes da primeira geada.

Método 1 Poda para promover um crescimento saudável

Passo 1 Pode o tomilho no início da primavera assim que você ver o novo crescimento começando. Procure o novo crescimento na base da planta ou nos caules inferiores. Assim que perceber o novo crescimento, use pequenas tesouras de jardim ou tesouras para aparar cerca de ⅓ das partes mais antigas e lenhosas da planta. Não apare o novo crescimento. Cortar mais de ⅓ da planta deixará ela muito exposta e pode retardar seu crescimento e produção, então tenha cuidado para não cortar demais.

Passo 2 Corte os caules frescos de tomilho ao longo da temporada conforme necessário para cozinhar. Use pequenas tesouras de jardim ou tesouras para cortar ramos de 13 cm para usar em receitas. Ao escolher quais caules cortar, tente escolher aqueles dos quais você pode deixar pelo menos 13 cm de crescimento para trás. Esta colheita regular é toda a poda necessária ao longo da temporada. Aparar seu tomilho regularmente incentivará mais crescimento fresco e uma forma mais arredondada.

Passo 3 Remova as flores murchas para manter a aparência e incentivar novo crescimento. Depois que as flores florescerem e murcharem, use tesouras ou seus dedos para remover as flores murchas do caule. Corte ou belisque o caule logo abaixo da cabeça da flor, mas acima do primeiro conjunto de folhas saudáveis. Remover flores murchas permite que a planta concentre sua energia em produzir novos caules e crescimento saudável, e mantém a planta com aparência viva e fresca.

Passo 4 Corte um terço superior dos caules antes da primeira geada para se preparar para o inverno. Faça esta poda completa cerca de 1 mês antes da primeira geada ser esperada para dar tempo à planta de se curar e desacelerar seu crescimento antes do inverno. Use pequenas tesouras de jardim ou tesouras para remover apenas os caules macios e verdes da planta. Não corte além das partes lenhosas da erva – é aqui que o novo crescimento ocorrerá. Cortar o tomilho drasticamente permitirá que a erva suporte melhor o clima de inverno e incentive novo crescimento na próxima estação.

Método 2 Colheita do tomilho para uso na cozinha

Passo 1 Colha o tomilho pouco antes da planta florescer para obter o melhor sabor. Assim que a planta começar a florescer, a erva começará a perder parte de seu sabor e potência. O tomilho ainda pode ser usado depois de florescer, apenas espere um sabor mais suave.

Passo 2 Corte o tomilho quando atingir 20-25 cm. Use tesouras para cortar logo abaixo do nó de crescimento onde um novo botão ou conjunto de folhas está se formando. Remova apenas os caules frescos e verdes e deixe a parte dura e lenhosa dos caules para trás. Certifique-se também de deixar pelo menos 13 cm de crescimento para que a planta possa continuar prosperando.

Corte o tomilho de manhã, depois que o orvalho evaporar, para obter a maior concentração de óleos.

Passo 3 Lave o tomilho em água fria. Segure o tomilho sob água corrente fria para enxaguar a sujeira e os insetos. Sacuda o excesso de água e seque os ramos com uma toalha de papel limpa.

Alternativamente, você pode borrifar água em sua planta de tomilho com uma mangueira de jardim e permitir que ela seque por algumas horas antes de cortar os caules.

Passo 4 Armazene o tomilho fresco em um saco plástico na geladeira por até 1 semana. O tomilho fresco tende a ter o melhor e mais potente sabor. Use os ramos para temperar sopas, ensopados e carne, ou use-os como guarnição.

Você pode fazer óleo de tomilho, vinagre ou manteiga de tomilho usando ramos frescos de tomilho.

Passo 5 Seque o tomilho para conservá-lo para uso futuro. Seque o tomilho em um desidratador, no forno ou pendurando-o em um local quente, seco e escuro. Uma vez que o tomilho esteja completamente seco, esfarele os ramos e coloque-os em um frasco ou recipiente hermético. Armazene o tomilho seco em um local fresco e escuro por até 4 anos. Para secar o tomilho em um desidratador, disponha os ramos em uma camada única nas prateleiras da máquina por até 2 dias. Seque o tomilho no forno colocando os ramos em uma assadeira e assando com a porta do forno entreaberta a 82 °C por 1-2 horas. Para pendurar o tomilho para secar, amarre cerca de 4-6 ramos juntos com barbante. Pendure os feixes em um local quente, seco e fora da luz direta do sol por cerca de 1 semana.

Leave a Comment