As percevejos-verdes são irritantes e, às vezes, parecem estar realmente por toda parte: são insetos fitófagos, ou seja, alimentam-se de folhas, frutas e vegetais, e também gostam de se infiltrar em nossas casas e entre as nossas roupas.
Os percevejos-verdes (Nezara viridula) emitem um odor desagradável para se protegerem dos predadores, por isso é melhor não esmagá-los.
A seguir, listamos algumas dicas para eliminar e manter os percevejos-verdes longe de casa, jardim e roupas.
Alho. É sem dúvida um dos pesticidas naturais mais eficazes para nos proteger dos insetos. Basta plantar um bulbo de alho na varanda, no terraço ou no jardim, próximo às plantas mais vulneráveis. Você também pode preparar um caldo de alho fervendo uma cabeça de alho esmagada e depois pulverizar a mistura nas plantas.
Sabão de Marselha. Tem uma leve ação inseticida que pode nos ajudar a afastar percevejos e outros insetos. Despeje 1 colher de sopa de sabão de Marselha em 1 litro de água e agite bem. Use uma pequena quantidade para afastar piolhos, pulgões e percevejos-verdes das plantas.
Nepeta cataria. Esta planta é conhecida por ser amada pelos gatos, tem um odor agradável e é muito eficaz para manter os percevejos e outros insetos afastados. Basta colocá-la na varanda ou no terraço, talvez perto do varal de roupas.