É uma planta curativa e nunca deve ser removida do jardim. Mas que tipo de planta é essa e quais são seus benefícios.
As plantas sempre representaram um patrimônio único a ser preservado. Elas não são apenas usadas para embelezar jardins e varandas, mas também pelos benefícios já reconhecidos pelas antigas populações. Uma em particular cura todos os males: estamos falando da beldroega.
A planta é anual e cresce espontaneamente em campos não cultivados ou canteiros de flores. Muitas vezes é removida acreditando ser uma erva daninha a ser eliminada, quando na realidade representa uma cura para todos. Nos tempos antigos, era usada para o sistema imunológico, até mesmo colocando-a debaixo do colchão para garantir um sono melhor. Vamos descobrir todos os seus benefícios e usos juntos?
CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DA PLANTA QUE CURA TUDO
Uma planta antiga usada por todas as populações, para diferentes fins que giravam em torno da esfera do bem-estar. A planta em sua totalidade tem folhas verdes intensas, com uma grande concentração de vitamina A – vitamina C e todas as vitaminas do complexo B, bem como uma quantidade notável de vitamina E.
Não faltam sais minerais, embora em menor quantidade. É considerada a planta que cura tudo, embora seja considerada uma erva daninha em jardins e outras áreas livres de cultivos. Poucas pessoas sabem que ela oferece um excelente suprimento de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3. Se consumida crua, é um plus para fortalecer o sistema imunológico e para a prevenção de todas as doenças sanguíneas e circulatórias.
Também é excelente para fins fitoterapêuticos, com utilidade acima da média por sua ação anti-inflamatória, refrescante, diurética e também antioxidante. Não falta mucilagem em sua composição, tornando-a um poderoso emoliente a ser usado para a pele sensível e seca. Alguns especialistas também recomendam para melhorar a função renal, assim como gargarejo no tratamento de úlceras e gengivite.
Como é Usada a Beldroega?
Os usos dessa planta, como mencionado, podem ser muitos. Você pode comer as folhas ou tornar-se um excelente ingrediente para saladas de verão. Não só isso, ela se torna um delicioso acompanhamento para desfrutar ou o ingrediente principal de sopas de inverno.
Também é ideal para comer cozida, com um pouco de óleo e limão ou refogada em uma panela com um tempero leve. A consistência das folhas as torna adequadas para conter diversos tipos de molhos, como maionese ou vinagre.
Existem contraindicações? Não precisa ser consumida todos os dias, mas alternada com outros vegetais. Em relação ao seu uso para a pele ou gengivas, não há contraindicações e também pode ser aplicada todos os dias.
É uma planta extraordinária, que cresce espontaneamente e que nunca deve ser removida, mas usada para fortalecer o sistema imunológico e muito mais.