Quanto corte de árvores é necessário? Existem duas respostas para esta pergunta:
1. Acho que você não deveria exagerar. Por exemplo, na permacultura, a poda de árvores frutíferas é limitada apenas ao mínimo, como cortar galhos mortos.
Uma vez que as árvores tenham um tamanho decente, elas ainda suportam bem. Você provavelmente já viu macieiras antigas e crescidas na beira da estrada, lutando com o peso de suas muitas maçãs. No entanto, este cultivo mais extenso de frutas requer uma quantidade relativamente grande de espaço.
Além disso, a necessidade de corte depende muito da variedade escolhida. Por exemplo, a ‘Rheinische Schafsnase’ é uma macieira que requer muito pouca poda.
Esta filosofia funciona especialmente com áreas extensas, como , onde existem árvores de grande copa. Eles são desbastados a cada poucos anos, mas não ocorre nenhum corte complicado de madeira de frutas – pelo menos normalmente ninguém tem tempo para isso. Mas vamos às plantas em pequenos jardins.
—
2. Onde o cultivo for intensivo e em espaço limitado, deverá familiarizar -se mais intensamente com a m jardins com pouco espaço, faz mais sentido manter árvores frutíferas de baixo crescimento do que espécimes de caule alto. No final, os arbustos de árvores frutíferas e fusiformes são colhidos muito mais rapidamente do que as velhas árvores gigantes e, uma vez que estamos no processo de planejamento do pomar, é importante considerar se devemos projetar tudo de tal forma que mais tarde um líder em a colheita será completamente supérflua.
—
É possível aprender a usar tesouras de podar e serras de poda!
Tal como acontece com muitas outras coisas na vida, você deve proceder lenta e gradualmente ao aprender a podar árvores. Faz mais sentido se você participar de um curso de treinamento em poda de árvores ministrado por clubes de jardinagem em lotes em algum lugar local ou fazer um curso correspondente no VHS (Volkshochschule). Claro, você também encontrará aqui instruções simples e úteis.
Dicas simples para iniciantes:
Importante! Onde colocar os resíduos?
Algo importante no final. A poda de árvores frutíferas é relativamente rápida. Relativamente rápido, acabamos com uma pilha volumosa de galhos no jardim, na qual também devemos pensar quando planejamos nossa campanha de poda de árvores. O retrabalho que temos que fazer com esse desperdício de madeira muitas vezes nos custa o dobro do tempo que o próprio corte de manutenção. Se a pilha de resíduos de galhos estiver em um gramado, também teremos uma certa pressão de tempo. Já em meados de Abril, a relva e as ervas daninhas começam a crescer rápida e particularmente abundantemente nessas pilhas, o que torna o nosso trabalho de limpeza ainda mais complexo do que já é.
Por esta razão em particular, nunca tenho pressa em cortar “rapidamente” a minha sebe de árvores frutíferas. Alternativamente, tenho sempre uma tesoura à mão e retiro (ou encurto) um ou dois ramos ao longo do ano. Os coelhos ou porquinhos-da-índia cortam-nos em pequenos pedaços para roer e no final os ramos vão para a lenha. Este é um ciclo natural perfeito da permacultura – certo? [TJ.11.6] Eu