Abutre-do-Egito: a grande migração entre Portugal e África

O abutre-do-Egito (Neophron percnopterus), também conhecido em Portugal como britango, é uma das aves necrófagas mais características das paisagens rochosas do interior do país. As arribas do Douro Internacional constituem um dos seus principais territórios de reprodução portugueses, onde a espécie utiliza cavidades e pequenas grutas nas paredes rochosas para nidificar.

Depois da reprodução, grande parte dos indivíduos pertencentes às populações migradoras da Europa ocidental inicia uma longa deslocação em direção a África. A viagem atravessa a Península Ibérica, concentra-se frequentemente no estreito de Gibraltar e prossegue pelo norte de África e pelo Saara até áreas utilizadas durante o período não reprodutor.

Mas este padrão não é absolutamente uniforme. Estudos recentes com GPS demonstram que existem indivíduos ibéricos que permanecem na Península durante todo o ano. Mesmo entre os migradores, as datas, trajetórias e movimentos em África apresentam variação.

Por isso, expressões como “um dos últimos abutres a partir para África” devem ser entendidas como formulações editoriais, não como uma regra científica que permita ordenar universalmente as espécies pela data de partida.

Índice

  1. Como identificar o abutre-do-Egito
  2. Onde ocorre em Portugal
  3. Porque migra para África
  4. Quando começa a migração pós-nupcial
  5. A rota através de Gibraltar
  6. Como utiliza as correntes térmicas
  7. O que revelou a telemetria GPS
  8. A primeira migração dos juvenis
  9. Onde passa o inverno
  10. O regresso à Península Ibérica
  11. Alimentação e função ecológica
  12. Reprodução nas arribas
  13. Ameaças durante o ciclo anual
  14. Conservação em Portugal e no mundo
  15. Erros frequentes
  16. Perguntas frequentes

Como identificar o abutre-do-Egito

O adulto possui uma aparência difícil de confundir quando observado em boas condições.

A plumagem corporal é predominantemente clara, contrastando fortemente com as penas de voo pretas. A face apresenta pele nua amarelada e a cauda possui uma característica forma de cunha.

Em voo, esta combinação de corpo claro, penas de voo escuras e cauda afunilada ajuda a distingui-lo dos restantes abutres ibéricos.

Os juvenis são bastante diferentes.

Apresentam inicialmente plumagem predominantemente castanha e escura, adquirindo progressivamente a aparência clara dos adultos ao longo do desenvolvimento. Por isso, uma ave jovem pode não corresponder à imagem clássica do britango branco e preto.

É também consideravelmente menor do que grandes abutres como o grifo (Gyps fulvus) ou o abutre-preto (Aegypius monachus).

A identificação deve combinar plumagem, formato da cauda, proporções e comportamento, sobretudo quando a ave está distante.

Onde ocorre em Portugal

A distribuição portuguesa do abutre-do-Egito está particularmente associada ao interior e às regiões fronteiriças onde existem escarpas adequadas à nidificação e paisagens abertas onde encontra alimento.

O Douro Internacional possui especial importância.

Segundo documentação recente do ICNF, uma parte significativa da população nacional nidifica nas arribas dos rios Douro e Águeda. O abutre-do-Egito foi inclusivamente escolhido como símbolo do Parque Natural do Douro Internacional.

A SPEA identifica o Douro Internacional e Vale do Águeda como uma das áreas portuguesas particularmente importantes para o britango e outras aves planadoras.

O Vale do Côa constitui outro núcleo importante. A espécie ocorre ainda noutros territórios do interior, incluindo setores associados à bacia do Tejo Internacional.

A distribuição não deve, contudo, ser interpretada como uniforme. A presença reprodutora depende da existência de locais de nidificação, disponibilidade de alimento, tranquilidade e condições adequadas na paisagem envolvente.

Porque muitas aves migram para África

A migração não resulta de uma única causa.

Nas populações migradoras, o ciclo anual acompanha alterações sazonais nas condições ambientais, disponibilidade de alimento e reprodução.

Depois de criarem os juvenis, muitos adultos e jovens abandonam os territórios europeus e deslocam-se para regiões onde passarão a fase não reprodutora.

Esta estratégia permite utilizar diferentes territórios em diferentes momentos do ano.

Mas nem todas as populações de Neophron percnopterus são migradoras. A espécie possui uma distribuição extensa, e o comportamento varia geograficamente.

Mesmo dentro da Península Ibérica existe migração parcial.

Um estudo publicado em 2024 acompanhou 32 juvenis ibéricos equipados com GPS. A maioria migrou para a África subsaariana, mas três permaneceram na Península Ibérica e continuaram a utilizar uma estratégia não migradora nos anos seguintes.

Portanto, “o abutre-do-Egito migra para África” descreve corretamente o comportamento predominante de muitas populações europeias, mas não todos os indivíduos da espécie.

Quando começa a migração pós-nupcial

No final do verão e início do outono, os territórios de reprodução começam progressivamente a ficar vazios.

A documentação do ICNF sobre o Parque Natural do Douro Internacional caracteriza o britango como uma ave presente sobretudo entre março e setembro, após o que a maioria dos indivíduos migradores abandona a região.

A investigação com GPS mostra, contudo, que existe variação considerável.

No estudo recente de 32 juvenis ibéricos, os indivíduos migradores que completaram a passagem para África atravessaram o estreito de Gibraltar entre o final de agosto e meados de outubro.

Este resultado ajuda a contextualizar a frase “ainda visível em outubro”.

Sim, existem observações e travessias tardias que podem chegar a outubro. Isso não significa que outubro seja regularmente o melhor mês para encontrar a espécie em todas as regiões portuguesas.

Uma ave pode partir mais cedo ou mais tarde dependendo da idade, região, ano e circunstâncias individuais.

A grande rota através do estreito de Gibraltar

As populações migradoras da Península Ibérica convergem geralmente para o extremo sul de Espanha antes de atravessar para África.

O estreito de Gibraltar funciona como um importante corredor migratório.

A distância de mar aberto é relativamente pequena quando comparada com outras possíveis travessias entre Europa e África. Isso é particularmente relevante para uma ave que depende fortemente do voo planado.

Estudos de telemetria mostraram adultos a atravessar a zona mais estreita de Gibraltar e, mais recentemente, juvenis marcados em diferentes regiões ibéricas também utilizaram esta passagem durante a migração para África.

Depois da travessia, as aves continuam através do norte africano e enfrentam uma das etapas mais exigentes da viagem: atravessar o Saara para alcançar regiões subsaarianas.

As rotas exatas não são idênticas entre indivíduos nem necessariamente entre anos.

Correntes térmicas e voo planado

O abutre-do-Egito é uma ave planadora.

Durante o dia, o aquecimento do solo cria colunas ascendentes de ar quente conhecidas como térmicas. As aves podem circular dentro destas correntes para ganhar altitude e depois planar durante vários quilómetros antes de procurar outra ascendente.

Esta estratégia reduz a necessidade de manter continuamente o voo batido.

É particularmente eficiente sobre terra firme, onde o aquecimento irregular da superfície produz numerosas correntes ascendentes.

Sobre grandes massas de água, as condições são diferentes. As térmicas tendem a ser menos favoráveis, obrigando as aves planadoras a recorrer mais ao voo ativo.

Esta é uma das razões pelas quais várias grandes aves migradoras concentram as travessias marítimas em estreitos.

No caso do abutre-do-Egito, estudos GPS confirmaram a utilização da passagem estreita de Gibraltar por indivíduos migradores da população ibérica.

O que os transmissores GPS revelaram

A telemetria transformou profundamente o conhecimento sobre esta migração.

Um dos primeiros estudos com adultos equipados com GPS demonstrou fidelidade às áreas utilizadas no Sahel e revelou que as trajetórias podem variar entre indivíduos e anos.

Investigação mais recente acompanhou 32 abutres-do-Egito marcados ainda juvenis em três núcleos reprodutores ibéricos.

Dos 32 indivíduos, 29 iniciaram uma estratégia migradora para a África subsaariana, enquanto três permaneceram na Península.

Os juvenis migradores atravessaram Gibraltar e prosseguiram pelo Saara. No conjunto estudado, a travessia do deserto demorou em média 11 dias, mas variou entre 6 e 28 dias.

As aves alcançaram o Sahel entre meados de setembro e início de novembro.

Os dados GPS também mostraram movimentos extensos dentro da região africana utilizada pelos jovens, abrangendo uma área entre a costa do Senegal e o leste do Mali.

Estes números pertencem à amostra estudada e não devem ser transformados em regras para todos os abutres-do-Egito.

Adultos e juvenis não possuem a mesma experiência

A primeira migração constitui uma fase particularmente importante.

Um juvenil que abandona a área natal ainda não possui a experiência acumulada por um adulto que realizou repetidamente o percurso entre Europa e África.

No estudo publicado em 2024, irmãos não sincronizaram necessariamente as suas estratégias ou datas de migração. Num caso, dois irmãos adotaram inclusivamente estratégias completamente diferentes: um migrou para África enquanto o outro permaneceu na Península Ibérica.

A investigação também encontrou mortalidade particularmente elevada por unidade de tempo durante a primeira migração, especialmente na travessia do Saara.

Estes resultados sugerem que experiência e sobrevivência podem estar relacionadas, mas não justificam imaginar que os juvenis simplesmente seguem uma rota aprendida dos pais.

Os movimentos observados mostram considerável capacidade de migração independente.

Onde passam o inverno

Dizer simplesmente que o abutre-do-Egito “passa o inverno em África” esconde uma enorme diversidade geográfica.

Nas populações migradoras da Europa ocidental, o Sahel é uma região particularmente importante.

O estudo de juvenis ibéricos encontrou utilização de uma extensa faixa desde o Senegal até ao leste do Mali.

Estudos anteriores de adultos também demonstraram utilização de áreas sahelianas e fidelidade a determinados territórios de invernada.

Mas África não constitui um destino único.

A espécie apresenta populações distribuídas por diferentes partes da Europa, África e Ásia, e as rotas e áreas não reprodutoras dependem da população de origem.

Além disso, alguns indivíduos ibéricos podem permanecer na própria Península durante o inverno.

O regresso à Península Ibérica

Com a aproximação da estação reprodutora, adultos migradores iniciam o movimento de regresso para norte.

Voltam a atravessar o Saara, norte de África e estreito de Gibraltar antes de alcançar os territórios europeus.

No Douro Internacional, o ICNF caracteriza a espécie como presente sobretudo a partir de março durante o ciclo reprodutor.

Os juvenis apresentam um padrão mais complexo.

No estudo de telemetria recente, alguns jovens permaneceram em África durante os primeiros anos. Entre os indivíduos que regressaram, o primeiro retorno à Península ocorreu aos dois ou três anos de idade.

Isso demonstra novamente que não existe um calendário idêntico para todas as classes etárias.

Os adultos reprodutores necessitam regressar aos territórios onde irão ocupar locais de nidificação e iniciar um novo ciclo.

Alimentação e função ecológica

O abutre-do-Egito é fundamentalmente necrófago, mas possui uma dieta oportunista.

Procura pequenos cadáveres e restos animais e pode explorar recursos associados à pecuária e a outras atividades humanas.

Documentação do ICNF refere a capacidade da espécie para detetar pequenos cadáveres e despojos, além da utilização oportunista de diferentes fontes alimentares.

Isto distingue parcialmente o seu comportamento do dos grandes abutres especializados em consumir grandes carcaças.

Como outros necrófagos, participa na remoção de matéria animal morta dos ecossistemas.

A paisagem em torno das áreas de nidificação é, por isso, tão importante como a própria arriba. No Douro Internacional, o ICNF relaciona a presença da espécie com as zonas planálticas onde agricultura e pecuária extensivas proporcionam oportunidades de alimentação.

Reprodução entre rochas e arribas

O abutre-do-Egito utiliza frequentemente escarpas, ravinas e paredes rochosas para nidificar.

No Douro Internacional, os ninhos podem ser instalados em cavidades, fendas ou pequenas grutas nas arribas.

Estes locais proporcionam proteção física, mas a tranquilidade também é importante.

Perturbações repetidas nas proximidades de um território reprodutor podem interferir com o comportamento das aves, especialmente durante fases sensíveis do ciclo.

A conservação não pode, portanto, limitar-se a proteger o ponto exato onde existe um ninho.

É necessário considerar a arriba, as zonas de alimentação próximas e a paisagem utilizada pelos adultos durante a reprodução.

Uma viagem com ameaças em vários países

Uma ave migradora pode encontrar riscos muito diferentes ao longo do mesmo ano.

O envenenamento representa uma ameaça histórica particularmente grave para os abutres. Iscos tóxicos colocados ilegalmente para outros animais podem matar necrófagos que encontram essas carcaças.

As infraestruturas elétricas constituem outro problema. Em Portugal, o britango está entre as espécies abrangidas por projetos destinados a reduzir mortalidade causada por colisão e eletrocussão em linhas elétricas.

Alterações na disponibilidade de alimento também podem afetar a espécie.

Nas áreas reprodutoras, perturbação dos ninhos e transformação dos habitats acrescentam outras pressões.

Durante a migração e permanência em África, as aves atravessam muitos países e sistemas de uso do território. A conservação de uma população que percorre continentes não pode depender exclusivamente das medidas aplicadas no local onde nasceu.

Conservação em Portugal e internacionalmente

O estatuto deve ser apresentado na escala correta.

A nível global, o abutre-do-Egito continua classificado como Endangered, ou Em Perigo, na avaliação utilizada pela BirdLife/IUCN.

Em Portugal, documentação nacional também identifica a espécie como ameaçada, mas estatutos nacionais e globais não devem ser tratados como se fossem exatamente a mesma avaliação.

O Douro Internacional continua a ter particular importância para a população portuguesa.

A conservação envolve proteção dos locais de nidificação, redução do envenenamento, manutenção de habitats de alimentação e diminuição da mortalidade associada a infraestruturas.

Projetos atualmente desenvolvidos em Portugal incluem ações dirigidas à redução do impacto de linhas elétricas sobre o britango e outras aves ameaçadas.

A dimensão migratória acrescenta um desafio: proteger apenas Portugal não é suficiente.

Erros frequentes sobre o abutre-do-Egito

O primeiro é confundi-lo com outros abutres. Um adulto possui plumagem branca e preta, face amarelada e cauda em cunha, distinguindo-se claramente do grifo e do muito maior abutre-preto.

Outro erro consiste em afirmar que todos abandonam Portugal na mesma semana.

A migração apresenta variação individual e anual.

“Ainda visível em outubro” também necessita de contexto. Estudos GPS confirmam que alguns juvenis ibéricos atravessaram Gibraltar até meados de outubro, mas isso não garante presença regular em outubro em qualquer região portuguesa.

Da mesma forma, “um dos últimos abutres a partir para África” funciona como frase editorial, mas não deve ser interpretada como uma comparação científica universal.

Nem todas as populações mundiais são migradoras e nem todos os indivíduos ibéricos seguem a mesma estratégia.

Finalmente, África não representa um único destino. As populações utilizam diferentes regiões, e mesmo dentro da população ibérica existem movimentos extensos no Sahel.

Perguntas frequentes

O abutre-do-Egito vive em Portugal?

Sim. É uma espécie reprodutora em Portugal, particularmente associada a regiões do interior. O Douro Internacional e Vale do Águeda constituem uma das suas áreas mais importantes.

Quando migra para África?

Grande parte da população migradora inicia a viagem depois da reprodução, sobretudo entre o final do verão e início do outono. As datas variam entre indivíduos, regiões e anos.

Ainda é possível observar abutres-do-Egito em outubro?

É possível existirem indivíduos tardios. Um estudo recente registou juvenis ibéricos a atravessar Gibraltar até meados de outubro. Isso não significa que a espécie permaneça regularmente até outubro em todas as regiões portuguesas.

Por onde atravessa para África?

Os indivíduos migradores da população ibérica utilizam principalmente o estreito de Gibraltar, minimizando a distância percorrida sobre mar aberto.

Onde passa o inverno?

Muitos migradores da Europa ocidental utilizam o Sahel. Juvenis ibéricos seguidos por GPS utilizaram uma extensa região entre o Senegal e o leste do Mali. Outros indivíduos podem apresentar estratégias diferentes.

Quanto pode viajar durante a migração?

A distância varia com a origem e trajetória. Num estudo recente, juvenis percorreram milhares de quilómetros entre os territórios ibéricos e as áreas africanas, com grande variação individual. Não existe uma distância única aplicável a toda a espécie.

Os juvenis migram sozinhos?

Os dados de telemetria mostram que juvenis conseguem realizar a primeira migração sem uma sincronização obrigatória com irmãos. A experiência individual aumenta posteriormente, mas não se deve assumir que cada jovem simplesmente acompanha os pais durante toda a rota.

Quando regressa a Portugal?

Os adultos migradores regressam para a época reprodutora, com presença no Douro Internacional documentada novamente a partir de março. Jovens não reprodutores podem permanecer em África durante períodos mais prolongados antes do primeiro regresso à Península.

Conclusão

A migração do abutre-do-Egito é uma das grandes ligações ecológicas entre a Península Ibérica e África.

Depois da reprodução, muitos dos britangos que utilizam as paisagens rochosas portuguesas deslocam-se para sul, atravessam a Península, concentram-se no estreito de Gibraltar e prosseguem pelo norte de África e pelo Saara até regiões do Sahel.

A telemetria GPS revelou, contudo, uma realidade mais complexa do que um simples percurso de ida e volta.

Existem diferenças entre indivíduos, rotas que mudam, jovens que permanecem anos em África e até abutres ibéricos que adotam uma estratégia residente e não atravessam para o continente africano.

Por isso, outubro não representa uma fronteira rígida entre presença e ausência, e a expressão “um dos últimos abutres a partir para África” não deve ser transformada numa regra científica.

O que permanece constante é a dimensão internacional da conservação.

Um abutre que nidifica numa arriba do Douro pode depender, durante o mesmo ciclo de vida, de áreas de alimentação portuguesas, corredores migratórios espanhóis, uma travessia segura em Gibraltar e territórios situados milhares de quilómetros mais a sul.

Proteger o abutre-do-Egito significa proteger esta cadeia completa: os locais de reprodução, as paisagens onde encontra alimento, os corredores de migração e as regiões africanas utilizadas durante a fase não reprodutora.