Raízes Saudáveis e Florescimento Duradouro – Dicas Caseiras de Jardinagem
As orquídeas são algumas das plantas mais fascinantes e mágicas que você pode cultivar em casa. Não apenas por sua beleza, mas também porque são capazes de crescer de muitas maneiras diferentes, algumas delas verdadeiramente muito originais! Entre elas encontramos o método a vapor: esta técnica permite que as raízes da planta cresçam muito rapidamente e, acima de tudo, saudáveis e fortes. Vamos ver do que se trata.
Cultivando Orquídeas com o Método a Vapor
Com este método, as flores desabrocham muito mais belas e “em forma”. Primeiro, você precisará usar pó de alho. Você entendeu corretamente, este produto contém muitas vitaminas e nutrientes que são absolutamente excelentes para o crescimento das plantas. Utilize uma colher de chá dessa substância e, em seguida, despeje água fervente sobre ela. Agora, despeje a mistura em um vaporizador, certificando-se de peneirá-la adequadamente primeiro (use um pano de queijo ou um pano).
Em seguida, você deve adicionar meio litro de água. Comece a borrifar nas folhas de uma planta de orquídea e nas raízes para que ela possa crescer muito saudável e forte e possa combater o ataque de vários insetos e parasitas. O alho também ajudará a planta a se estabelecer mais facilmente na nova “casa” que vamos criar.
Criando um Ambiente Propício
Neste ponto, usamos uma garrafa plástica vazia e começamos a cortar a parte da tampa, até cerca de dez centímetros. Em seguida, trabalhando nessa parte cortada (que tem formato de funil), faremos vários orifícios logo acima da abertura onde a tampa iria.
Conclusão do Procedimento
Agora, tudo o que temos a fazer é colocar nosso “funil” perfurado na outra metade da garrafa e, acima de tudo, colocaremos a planta dentro (certifique-se de eliminar as raízes secas primeiro). Agora, usamos alguns pedaços de isopor para preencher os espaços vazios. Encha a outra metade da garrafa com água e coloque o funil com a planta sobre ele. A água deve tocar apenas parcialmente as raízes: colocamos tudo em uma área bem iluminada e regamos abundantemente.
Uma vez que as raízes tenham crescido bem e tenham usado os orifícios previamente feitos para “sair”, você pode transferi-la para um recipiente maior, que permita o crescimento livre da planta. Você notará que as orquídeas estarão saudáveis, frescas, viçosas e com flores muito coloridas.
Siga as instruções que você encontra no vídeo abaixo para melhor acompanhar a técnica de crescimento a vapor: você certamente ficará surpreso!