As folhas de louro têm sido usadas há séculos na medicina tradicional, graças às suas excelentes propriedades terapêuticas. O aroma das folhas de louro é muito eficaz para aliviar a ansiedade e o estresse.
Na Roma antiga, as folhas de louro eram o símbolo da sabedoria e da glória. Uma coroa era preparada com elas, usada por poetas e vencedores. O louro também possui propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antibacterianas.
Uma das maneiras de desfrutar dos benefícios do aroma das folhas de louro é queimando algumas folhas. No entanto, é preciso ter muito cuidado. Sugere-se não queimar mais do que três folhas e fazê-lo em um recipiente de terracota.
Queime três folhas de louro secas com um isqueiro e, uma vez acesas, coloque-as no recipiente de terracota e espalhe a fumaça por toda a casa.
O louro também contém mucilagem, pectina, taninos, vitaminas e minerais, que são principalmente responsáveis por todos os seus benefícios. Abaixo listamos as principais propriedades do louro.
Alivia o estresse e a ansiedade. As folhas de louro têm excelentes propriedades calmantes. O linalol, um composto contido nas folhas, é um óleo essencial que acalma a mente e reduz os níveis de cortisol no sangue.
Protege o coração. Ao nos ajudar a relaxar, o louro também ajuda a proteger o coração, que sofre quando a frequência cardíaca acelera ou quando você sofre de estresse. O ácido cafeico das folhas de louro é um composto orgânico capaz de proteger também o coração. Para desfrutar desses benefícios, você pode preparar um chá de folhas de louro.
Alivia dores de estômago. O chá de louro é o remédio clássico da avó contra dores de estômago e indigestão. Ajuda a acalmar todo o trato digestivo e proporciona alívio quase imediato.