Ingredientes:
– 1 colher (café) de sal
– 1 kg de farinha de trigo
– ½ cálice de aguardente
– 250 ml de azeite
– 10 ovos grandes
– 30 g de fermento biológico
– Leite morno q.b.
– Açúcar e canela para polvilhar
Confeção:
1. Comece por dissolver o fermento em um pouco de leite morno, adicionando um pouco de farinha para formar uma papa. Deixe fermentar por alguns minutos até crescer.
2. Em um alguidar grande, coloque a farinha e o sal. Aqueça o azeite e despeje-o sobre a farinha, mexendo com uma colher de pau para escaldar a massa. Use as mãos para esfregar a massa e evitar grumos.
3. Adicione o fermento, depois os ovos, um a um, amassando bem entre cada adição. Bata a massa até ela ficar macia. Coloque a aguardente e continue batendo até a massa começar a fazer bolhas.
4. Cubra a massa com um pano limpo e deixe repousar por 4 a 5 horas, até que ela dobre de volume.
5. Aqueça o óleo em uma fritadeira. Unte as mãos com azeite e, com pequenas porções de massa, molde-as em formato tradicional usando o joelho, formando as filhós.
6. Frite as filhós em óleo quente, mexendo com garfos para que fiquem douradas por igual. Retire-as e coloque-as em papel absorvente.
7. Finalize polvilhando as filhós com uma mistura de açúcar e canela.
Estas filhós são uma verdadeira iguaria, perfeitas para as celebrações de Natal e outras ocasiões especiais, e são ainda mais deliciosas acompanhadas de uma boa chávena de café. A receita tradicional da minha avó vai deixar todos rendidos! 🎄🥰