Podar uma macieira: quando e como fazer corretamente?

É importante proceder com cuidado ao podar macieiras. Com a ajuda do nosso guia completo de poda de macieiras, você pode encurtar os brotos certos na hora certa.

Para garantir o cuidado ideal da árvore e a colheita mais equilibrada possível todos os anos, é importante podar uma macieira.

Conteúdo

Por que você deveria podar macieiras?

Se você observar o crescimento da macieira ( Malus ), verá claramente que ela forma diferentes tipos de brotos e galhos: São os brotos longos, ricamente folheados, “vegetativos” que quase não dão frutos. E os rebentos de frutos curtos, “generativos”, por vezes retorcidos e muito velhos, nos quais surgem flores e frutos durante vários anos consecutivos. Ambos os tipos de brotos são importantes porque nós, humanos, queremos brotos produtivos e frutíferos para nossa colheita de maçãs. Mas são principalmente os brotos vegetativos e folhosos que realizam a fotossíntese eficaz e nutrem a árvore – em última análise, eles também tornam os frutos grandes e saborosos. Equilibrar o crescimento dos brotos vegetativos e generativos é o objetivo mais importante na poda da macieira. Ao mesmo tempo, os ramos doentes são removidos para prevenir infecções subsequentes e para desbastar a copa. Isso facilita a colheita e também previne doenças. Além disso, a madeira frutífera velha é removida e uma nova madeira frutífera é criada – porque a madeira frutífera mais jovem produz frutos mais bonitos.

Nota: Sempre há discussões sobre se as macieiras precisam ser podadas. As macieiras são plantas que foram fortemente modificadas através da reprodução e, embora viáveis ​​sem cuidados humanos, são frequentemente afetadas por doenças, frutificação pequena e crescimento atrofiado.

Macieiras em Plantura

Agora entregue-o na melhor qualidade a partir de 39,99€

Para a loja on-line

Podar uma macieira: a hora certa

Quando você pode podar macieiras? Muitos jardineiros sabem que as macieiras são podadas no inverno, entre dezembro e março. Além disso, a poda de verão pode ser feita na macieira, mas tem um objetivo diferente. Abaixo você descobrirá exatamente o que isso significa.

Podando macieira no verão

A poda de verão da macieira quase nunca é feita na horta porque serve mais para otimizar a colheita e, portanto, provém do cultivo profissional. Se você não precisa ganhar a vida com suas macieiras, é improvável que use uma tesoura no verão. A poda da macieira no verão garante uma melhor exposição dos frutos, o que por sua vez resulta numa cor mais bonita e num tempo de armazenamento ligeiramente melhorado. Também pode “acalmar” árvores de crescimento vigoroso, limitando a sua fonte de energia. Para completar, aqui estão breves instruções para a poda de macieiras no verão:

  • Somente a poda do final do verão, que ocorre enquanto as maçãs estão maduras, é benéfica para a horta. Os frutos já devem estar quase totalmente desenvolvidos e aguardam apenas a bela cor. É importante que a chamada filmagem de São João já tenha sido concluída neste momento. Isso significa que a janela temporal para o corte de verão é dos meses de julho a setembro.
  • Cuidado: A poda muito cedo no verão pode resultar em frutos subdesenvolvidos.
  • Remova ou encurte os brotos individuais que dão sombra às frutas penduradas na árvore. Não corte muitos ramos com folhas, caso contrário as maçãs podem ficar menos doces.
  • Durante a poda de verão, os ramos velhos que já não dão frutos podem ser completamente removidos.
Poda de verão da macieira
Durante a poda de verão, brotos de água e galhos velhos e crescidos são removidos [Foto: Irina Buu/ Shutterstock.com]

Dica: Algumas variedades de macieiras crescem muito fortemente, outras são mais silenciosas. A poda de verão só é necessária para variedades que crescem fortemente vegetativamente. As árvores que já produzem poucos rebentos vegetativos não devem ser privadas dos seus poucos ramos frondosos no verão.

Podando macieiras no inverno

Para podar a macieira, a época mais importante é o inverno. Durante a poda de inverno de dezembro a março, graças à falta de folhagem, você tem uma boa visão de quais galhos devem ir. A poda de inverno serve para construir, manter ou renovar a copa.
Ao escolher o momento certo dentro da janela de tempo mencionada acima, a reação da macieira ao corte pode ser influenciada. Os cortes no início do inverno garantem um novo crescimento forte, os cortes no final do inverno garantem uma reação mais fraca.
Explicamos a seguir os diferentes procedimentos para que você tenha tudo pronto na hora de podar macieiras no inverno.

Dica do especialista: As geadas de inverno não são um argumento significativo contra a poda de inverno. Como regra, não há danos causados ​​pela geada em temperaturas abaixo de -5 °C.

Corte de macieiras: instruções

Agora sabemos quando e por que é melhor podar a macieira. Mas como você corta a árvore? Aqui abordamos tudo o que você precisa saber sobre a poda de macieiras no inverno.

Nota : Um erro que muitos jardineiros amadores cometem repetidamente é o seguinte – eles tentam diminuir a altura de uma macieira grande e, assim, treiná-la para ser menor. Infelizmente, a taxa de crescimento depende principalmente da variedade e da base de cultivo. A poda severa de árvores de crescimento forte leva a uma forte reação, ou seja, ainda mais força motriz. Portanto, corte de forma contra-intuitiva: o mínimo possível de árvores de crescimento forte, mais árvores de crescimento fraco.

Reconhecer e avaliar a madeira frutífera

A macieira costuma estar no jardim por causa dos seus frutos. Estes surgem da chamada madeira frutífera. São brotos curtos que ficam nas laterais dos brotos mais longos e produzem flores e algumas folhas. A madeira frutífera floresce e dá frutos por vários anos consecutivos e sempre cresce alguns centímetros a mais. A madeira velha da fruta é retorcida e particularmente fácil de detectar. Porém, produz apenas frutos pequenos. A madeira dos frutos jovens se desenvolve nas laterais dos brotos perenes e produz frutos maiores e mais saudáveis. O objetivo do corte é também criar madeiras novas e jovens e remover as velhas.

Podando macieiras no inverno: resumidamente o mais importante

1. Escolhendo a ferramenta certa

Usar as ferramentas erradas ao cortar pode causar mais danos do que benefícios à árvore. Em qualquer caso, a ferramenta de corte deve ser afiada e a superfície de corte tão reta quanto possível. Então, dependendo da espessura do galho, tesouras de poda, serras de poda, tesouras telescópicas e serras telescópicas são adequadas para a poda suave de macieiras. Os podadores não são necessários porque não podem ser guiados com precisão suficiente. As serras motorizadas devem ser evitadas se possível, pois deixam superfícies de corte desgastadas e mais difíceis de serem superadas pela árvore. Compre também uma faca de jardim afiada ou um quadril com o qual você possa alisar cuidadosamente as bordas de grandes superfícies cortadas.

Basicamente , é melhor trabalhar com ferramentas manuais e escadas do que com ferramentas telescópicas. Os cortes feitos pelas ferramentas longas são sempre imprecisos e, portanto, aumentam o risco de efeitos indesejáveis, como infestação de doenças ou aumento do surgimento de brotos de água.

2. 3 regras de poda para poda de macieira

  • A regra mais importante na poda de macieiras é que os galhos geralmente são cortados “em corda”. Um ligeiro espessamento pode ser observado na base de cada ramo. Um galho é removido diretamente acima dele. Se muitos tocos permanecerem em pé, vários brotos laterais aparecerão na primavera, que terão que ser laboriosamente removidos novamente. Se o galho for cortado muito fundo, a árvore terá dificuldade em superar o ferimento e o risco de doenças fúngicas aumenta. Claro, existem exceções à regra, que mencionamos a seguir.
Macieira recentemente cortada
Aqui o corte do cordão foi feito corretamente [Foto: agrofruti/ Shutterstock.com]
  • É igualmente importante que os rebentos das macieiras geralmente não sejam “cortados”. Isto significa: nem os ramos novos nem os velhos podem ser simplesmente cortados em qualquer parte do seu comprimento. Em vez disso, uma ramificação é completamente removida ou “derivada”. Isso significa que você sempre corta um galho diretamente acima da saída de um galho lateral. Desta forma – para simplificar – a energia da árvore é redirecionada para o galho desejado. Se, por outro lado, uma macieira for “cortada”, vários botões laterais brotam incontrolavelmente abaixo do ponto de corte – a maioria dos quais são difíceis de remover. Portanto, evite aparar as copas da macieira. É claro que há exceções a esta regra.
  • Quanto mais alto e vertical um galho crescer, mais forte ele crescerá no futuro. Se uma macieira tiver uma ou mais pontas desejadas, é importante manter o seu domínio para evitar o surgimento descontrolado de muitos botões laterais e para orientar a árvore em geral para um crescimento moderado. Certifique-se de que as pontas da macieira fiquem sempre no ponto mais alto dos galhos. Todos os ramos laterais devem ser cortados mais abaixo.
Grande macieira
Aqui, muitos brotos verticais competem pela liderança – mas poucos frutos são produzidos [Foto: Kazakov Maksim/ Shutterstock.com]

3. Ramos que definitivamente deveriam desaparecer

  • Em primeiro lugar, procure ramos mortos ou doentes – estes devem definitivamente desaparecer. Galhos rasgados, ocos ou afetados por câncer de árvores frutíferas são cortados.
  • Os galhos que crescem no interior da copa da árvore também são amplamente removidos. Pode-se deixar alguns brotos bem guarnecidos com madeira de fruta. No entanto, ramos fortes que crescem para dentro devem definitivamente ser removidos antes que causem feridas muito grandes.
Ramo com câncer de árvore frutífera
Galhos infectados com câncer de árvores frutíferas devem definitivamente ser removidos

Corte de plantas na macieira

  • Importante equilibrar a relação entre o sistema radicular significativamente reduzido (devido ao corte) e a copa brotando.
  • Objetivo: Construir o formato de coroa desejado, por exemplo, coroa em funil ou coroa piramidal.
  • Dependendo da qualidade da macieira jovem, ainda pode haver alguns ramos. Para ter mais brotos disponíveis para a construção da copa, são cortadas as pontas dos galhos existentes, ou seja, simplesmente afiadas no topo. Se os brotos estiverem muito próximos, cruzando-se ou competindo pelo mesmo espaço, os indivíduos serão totalmente removidos.
Macieira jovem
Esta jovem macieira foi treinada para ter uma copa oca. Precisa de ainda mais ramificações laterais [Foto: trancedrumer/ Shutterstock.com]

Podando macieiras jovens

  • Para macieiras até aproximadamente 10 anos.
  • As árvores de crescimento forte são cortadas pouco antes da brotação, enquanto as macieiras de crescimento fraco são cortadas no inverno.
  • Determine o(s) broto(s) principal(ais) : Uma macieira com eixo central precisa de uma ponta. Isso garante que os ramos laterais não brotem muito vegetativamente. A unidade principal nunca deve ser tocada, mas deve ser desviada. Coroas em funil ou outros formatos de coroa podem ter vários brotos principais.
  • Identifique os ramos laterais ( ramos principais ) que permanecem permanentemente na copa e eliminem a competição precocemente. Os ramos principais devem se estender do tronco em um ângulo bastante plano, mas não completamente horizontal.
  • Corte brotos e galhos que apontem acentuadamente para cima ou para baixo e que não sejam o broto principal, mas estejam competindo com ele.
  • Remova os brotos que crescem internamente após 2 anos, no máximo – enquanto isso, alguns frutos ainda podem ser colhidos deles.
  • Podar os brotos pouco ramificados se desejar mais ramificações.
  • Encurte os ramos principais, se necessário, desviando-os para rebentos laterais adequados.
Poda de macieira
Os ramos principais podem ser desviados para brotos laterais adequados [Foto: sima/Shutterstock.com]

Poda de manutenção de macieiras adultas

  • Para macieiras a partir de aproximadamente 10 anos.
  • As árvores de crescimento forte são cortadas pouco antes da brotação, enquanto as macieiras de crescimento fraco são cortadas no inverno.
  • Se necessário, desvie o rebento principal para rebentos de crescimento médio – isto irá desacelerar minimamente o crescimento.
  • Deriva ramos principais de ramos laterais mais jovens com madeira frutífera mais jovem.
  • Corte galhos mortos, danificados e doentes.
  • Remova sempre os ramos que crescem acentuadamente para cima e que não são o rebento principal.
  • Geralmente remova os brotos que crescem para dentro – eles podem ser deixados dentro de casa por até 2 anos para colher maçãs.
  • Os ramos velhos que não fornecem folhas suficientes nem produzem frutos abundantes podem ser cedidos em favor dos ramos mais jovens. Os ramos velhos também podem ser removidos durante a poda de verão se forem particularmente fáceis de reconhecer devido aos seus frutos pequenos e à falta de crescimento novo.

Corte radicalmente a macieira: o corte do rejuvenescimento

  • A poda de rejuvenescimento é realizada em árvores que dificilmente produzem novo crescimento e produzem muitas maçãs pequenas – o objetivo é produzir nova madeira frutífera. Para fazer isso, pode ser necessário cortar completamente uma macieira muito velha e restarem apenas alguns galhos.
  • A época certa é o inverno para provocar a reação mais forte possível.
  • Certifique-se de que o tempo esteja seco e ensolarado para que as feridas possam ser fechadas a seco.
  • Espera-se que poucas maçãs sejam produzidas nos próximos dois anos.
  • Agora você pode cortar radicalmente sua macieira e remover completamente a madeira doente, danificada e áreas particularmente densas e antigas sem novo crescimento. Feridas grandes podem ser tratadas com fechamento da ferida.
  • Se a árvore velha tiver poucos rebentos novos para desenhar, ela não pode ser cortada “em ramos”, mas sim “em cones”. Ao fazer isso, você deixa deliberadamente tocos dos quais, esperançosamente, surgirão novos brotos.
  • Espere para ver como e onde a velha árvore brotará no ano seguinte e depois crescerá novamente uma coroa adequada a partir dos brotos existentes.
  • Você também pode cortar galhos nos anos subsequentes para estimular a ramificação novamente.
Macieira com frutos pequenos
Talvez seja necessário tomar medidas radicais em macieiras velhas com frutos pequenos [Foto: Annie Pea/ Shutterstock.com]

Dica : Se a macieira velha não tiver rebentos novos ou se estes forem vítimas da retirada de outros ramos, então vale a pena rejuvenescê-la por etapas: corte-a bem forte no primeiro ano e deixe-a com alguns ramos . Se no próximo ano ela brotar novamente na base em resposta, você poderá cortar completamente a parte velha da macieira. É melhor apoiar uma árvore de crescimento tão fraco com fertilização adicional: Todos os anos, em fevereiro, um fertilizante principalmente orgânico à base de nitrogênio, como nosso fertilizante orgânico universal Plantura, pode  ser usado. Seu efeito é retardado e chega bem a tempo de a árvore brotar. Alternativamente, um fertilizante especial para árvores frutíferas, como nosso fertilizante orgânico para frutas e árvores frutíferas Plantura , pode ser usado. Você pode aplicar este fertilizante líquido através da água de irrigação de março a agosto.

Fertilizante orgânico para frutas e frutas 800 ml

espaço reservado para estrela
espaço reservado para estrela
espaço reservado para estrela
espaço reservado para estrela
espaço reservado para estrela
classificação por estrelas
classificação por estrelas
classificação por estrelas
classificação por estrelas
classificação por estrelas

(5/5)

  • Fertilizante líquido orgânico para arbustos de frutas silvestres e árvores frutíferas
  • Para uma colheita rica com frutas deliciosas e plantas saudáveis
  • Fácil de usar com água – seguro para animais de estimação

12,99€

Para a Loja Plantura

Identifique e remova brotos de água na macieira

Os chamados brotos de água na macieira são os brotos que crescem abruptamente para cima. Eles geralmente são encontrados dentro da copa das árvores. A casca é geralmente significativamente mais clara e a madeira é mais macia. Os brotos de água podem ser removidos toda vez que você cortar. Se uma árvore que não é podada há muito tempo for cortada pesadamente, muitos brotos de água se formarão na próxima vez que ela crescer. A melhor maneira de removê-los é com um corte de verão. Sempre corte os brotos de água na base, caso contrário, vários novos brotos de água surgirão de um toco, aumentando a quantidade de trabalho de poda. Se estiverem bem posicionados no galho, os brotos verticais também podem ser dobrados com pesos ou cordas e assim utilizáveis. Os ramos que se estendem quase horizontalmente têm muito mais probabilidade de produzir madeira frutífera e, portanto, frutos.

variedade de maçã ‘Merkur’ ainda é relativamente jovem. Já é uma dica valiosa para jardineiros amadores devido à sua robustez e boas propriedades de armazenamento. ‘Merkur’ cresce médio e, portanto, é bastante fácil de cuidar, em média.

Leave a Comment